Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco é mote de ação da ACT para destacar o Dia Mundial Sem Tabaco
Em 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros globais celebram o Dia Mundial Sem Tabaco, destacando os perigos à saúde relacionados ao consumo de tabaco e defendendo políticas eficazes para reduzir seu uso.
Acompanhando o tema da OMS deste ano, "A proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco", a ACT Promoção da Saúde lança uma campanha que enfatiza a necessidade de conscientização, principalmente dos jovens, público-alvo da indústria, sobre os danos à saúde dos cigarros eletrônicos e outros dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs).
A campanha #CancelaOVape, em parceria com com a Repense Comunicação Integrada e a Vital Strategies, tem como objetivo desmistificar os mitos em torno do vape e alertar sobre os danos à saúde associados a essa prática, visando prevenir o aumento do número de usuários. No Brasil, apesar da proibição da venda destes produtos, já são 1 milhão de usuários, sendo 70% destes, jovens entre 15 e 24 anos de idade. A indústria do tabaco tem investido consideravelmente na promoção dos cigarros eletrônicos como uma alternativa supostamente menos prejudicial ao fumo convencional, ao mesmo tempo em que reconhece alguns prejuízos à saúde decorrentes de seu consumo.
Na última campanha, a ACT alcançou mais de 1,5 milhão de pessoas e registrou mais de 8 milhões de visualizações. Agora, a estratégia é fortalecida com a participação de influenciadores digitais, como Hanna Kalil e Laila Zaid, que criarão depoimentos para conscientizar sobre os perigos do vape, especialmente em relação à nicotina e ao tabaco. Como parte das atividades do Dia Mundial Sem Tabaco 2024, a organização lança o Quiz "Vape e os Impactos na Saúde", no qual os participantes podem testar seus conhecimentos sobre os DEFs e ganhar um brinde especial.
A ACT Promoção da Saúde também lançou recentemente o concurso cultural "Cancela o Vape", que recebeu aproximadamente 40 vídeos de jovens de diferentes partes do país. O objetivo da campanha foi alertar para as estratégias da indústria do tabaco para atrair os jovens ao consumo de cigarros convencionais e eletrônicos, promovendo uma mensagem de prevenção. Os três primeiros colocados ganharão prêmios como iPhone 15, iPad 9 e Apple e o resultado será publicado no dia 29 de maio.
Comments