Neste Outubro Rosa, a SOGESP destaca a importância da prática de exercícios físicos na prevenção, no tratamento e no pós-tratamento do câncer de mama.
Estudos têm apontado que a atividade física regular está diretamente ligada à redução do risco de desenvolvimento desse tipo de câncer, uma vez que ajuda na manutenção do peso adequado e na regulação dos níveis de estrogênio - obesidade e exposição a hormônios, vale lembrar, contribuem para maior prevalência de vários tumores, entre eles o de mama.
Manter-se ativa é fundamental também durante o tratamento da doença, quando as pacientes enfrentam fadiga, náusea e perda de energia. A inclusão de exercícios na rotina, sob supervisão profissional, pode reduzir esses sintomas, melhorar a qualidade de vida e acelerar o processo de recuperação.
Após o tratamento, convém continuar se movimentando. A reabilitação física, o aumento da força muscular e da resistência favorecem a recuperação completa. Além disso, os exercícios podem diminuir a chance de recorrência do câncer, enquanto promovem a saúde cardiovascular e óssea.
Nunca é tarde para começar!
Comments