Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água chama à reflexão sobre a importância do uso responsável para todos nós e para o planeta. A escassez de água já enfrentada no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo sustentável dos recursos naturais.
"Água é vida”
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) registra que menos da metade da população mundial recebe água potável. À irrigação é destinado 73% do consumo; 21% à indústria; e apenas 6% ao consumo doméstico.
No Brasil, é alarmante a quantidade de pessoas sem acesso a água potável: cerca de 33 milhões, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil. Em 2021, informa o Data-SUS, houve 130 mil internações por doenças de veiculação hídrica.
Mais um indicador gravíssimo: em nosso país, aumentou pelo sexto ano seguido o desperdício; o volume perdido em vazamentos abasteceria 30% dos brasileiros por um ano.
É fundamental que governos, organizações internacionais, setor privado e sociedade civil se unam em esforços coordenados para enfrentar esses desafios. A garantia do acesso universal à água potável e a promoção de seu uso sustentável não apenas melhorarão a qualidade de vida das pessoas, como também contribuirão para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento das comunidades em todo o mundo. Somente através de um compromisso conjunto e de ações concretas podemos verdadeiramente honrar o lema "Água é vida".
Comments