Sob regência do médico Samir Rahme, a apresentação da Orquestra do Limiar acontece em 10 de outubro na Recepção Social e nos corredores da unidade
Iniciativa da Associação Paulista de Medicina - APM com aprovação do Programa Nacional de Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura, o projeto “Música nos Hospitais” comemora 13 anos de muito sucesso e segue sua programação 2018. A próxima apresentação da Orquestra do Limiar será realizada em 10 de outubro, na BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, às 11h. Antes do concerto principal, ainda no dia 8/10, será realizado ensaio aberto do coletivo de músicos no mesmo local.
A unidade de saúde será palco de um concerto que, sob a regência do maestro e médico Samir Rahme, acontece primeiramente na Recepção Social e, depois, segue para os corredores, garantindo que a música de qualidade chegue também aos pacientes que não podem se deslocar.
Um dos principais objetivos da iniciativa é deixar a rotina hospitalar mais leve, levando a alegria e os benefícios da música aos pacientes, funcionários e frequentadores. O outro é proporcionar contato com a cultura por meio da realização de concertos de música erudita e instrumental.
Realizado neste ano em parceria com o Aché Laboratórios Farmacêuticos, o projeto tem programação 100% gratuita e, até um fim do ano, terá passado por 13 instituições nos Estados de São Paulo, Bahia e Ceará.
Desde 2004, o programa foi realizado 176 vezes, em 21 cidades espalhadas pelo Brasil, contemplando 68 hospitais e reunindo cerca de 60 mil pessoas – entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares. Ao longo desses anos, a APM, junto aos parceiros, buscou impactar positivamente o dia a dia das pessoas nos hospitais e, desta forma, ampliar também o gosto pela música erudita.
Estudos publicados pela Associação Americana de Musicoterapia (American Music Therapy Association - AMTA) e pela Federação Mundial de Musicoterapia (World Federationof Music Teraphy - WFMT) indicam os efeitos positivos da música no funcionamento do organismo. Hoje, já se sabe que as atividades musicais melhoram o humor, potencializam a expressão e favorecem o aprendizado.
Formação da Orquestra do Limiar
Regência: Samir Rahme
Spalla: Marcos Scheffel
Violinos: Kleberson Buzo, Gabriel Gorun, Luiz Gustavo Nascimento, Marcela Sarudiansky, Wassi Carneiro, Jair Guarnieri, Tiago Paganini e Nikolay Iliev Iliev
Violas: Everton de Souza e Daniele Benedecte
Violoncelos: Fábio Petrucelli e Mayara Alencar
Contrabaixo: Thiago Hessel
‘Música nos Hospitais’ • Apresentação na BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Data: 10 de outubro (quarta-feira)
Hora: 11h
Onde: Rua Maestro Cardim, 769, Bela Vista, São Paulo (na Recepção Social, Térreo – Torre 4)
Sobre a Orquestra do Limiar
Fundada em 2002 pelo maestro e médico Samir Rahme formado em Composição e Regência na UNESP, que fez sua estreia em um simpósio médico realizado na Sociedade Antroposófica, em São Paulo. Desde a sua criação, e sob o lema “Música para a Alma”, vem apresentando concertos de música instrumental e erudita em congressos, eventos e hospitais, permitindo a milhares de pessoas a oportunidade de entrar em contato com obras clássicas, elevando, dessa forma, seu estado de espírito com o poder curativo da música.
Sobre a Associação Paulista de Medicina
Fundada em 1930, a APM é uma entidade representativa dos médicos do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, de utilidade pública e com cerca de 30 mil associados, tem o objetivo de identificar e enfrentar os grandes desafios da medicina na atualidade. Além do Música nos Hospitais, a APM apoia diversos programas culturais abertos ao público e gratuitos. São exposições de arte, palestra sobre história da arte, programas musicais que vão do erudito ao jazz, cinema com debates e para a terceira idade. Realizou as exposições itinerantes “Além da Pele, A Beleza da Alma e da Família” e “Hiroshima e Nagasaki: Um Agosto para Nunca Esquecer!”.Oferece, ainda, encontros de lazer e cultura, escola de artes, biblioteca, pinacoteca e Museu de História da Medicina.